O que é a morte?
Morte é o sinônimo para se referir ao cessamento das atividades biológicas em um sistema outrora classificado como vivo. Esse é o significado científico do fatídico falecimento, a única certeza que temos. No México existe um "festival" chamado "Dia de Los Muertos", o feriado mais importante para os mexicanos. Nesse dia as pessoas enfeitam suas casas e fazem as comidas que o falecido gostava, acreditando que o dia é como uma passagem para o outro mundo.
Segundo o Induísmo, o importante é cremar o morto e jogar as cinzas no Rio Gange. O ritual é feito por um sacerdote e a cerimônia só pode ser assistida pelos homens da família. O filho mais velho deve ter a cabeça raspada e vestir uma roupa parecida às roupas usadas por Gandhi.
No Japão, logo após receber a notícia da morte, familiares acendem um incenso para acalmar a alma do morto. Nesta noite, alguém deve ficar, no quarto, com o morto. No dia seguinte há uma cerimônia fúnebre, amigos e familiares levam envelopes com dinheiro como condolência. Geralmente, os corpos são cremados e as cinzas são depositadas dentro de uma urna, que fica em um altar.
Esses são alguns dos diferentes rituais de passagem pelo mundo. Mas o que realmente significa morrer? Será que vagamos como espíritos ou fantasmas pela terra, por toda eternidade? Será que vamos para lugares pré-determinados durante a vida, como o céu ou o inferno? Será que reencarnamos em outro ser? Ou será que nada acontece e morrer significa somente o fim? São respostas que provavelmente ninguém vai poder te dar, a não ser que você consiga ressuscitar. Existe uma música chamada "Canto para minha morte"do grande poeta Raul Seixas que diz em determinado ponto: "A morte surda caminha ao meu lado e eu não sei em que esquina ela vai me beijar", recomendo muito esta música.
A morte a única certeza que temos nessa vida, mas que não sabemos absolutamente nada sobre "o outro lado". Pois bem, em que você acredita? Deixe um comentário com sua resposta. E tenha uma boa morte....não pera.. HAHAHA
Vídeo sobre como é a morte em diferentes culturas:
0 comentários: